CRISTINA BARBOSA

PROFESSORA PIANO

Nasceu a 21 de Dezembro de 1977 no Porto. Iniciou os seus estudos musicais aos 12 anos no Conservatório de Música do Porto na classe da Prof. Manuela Costa. Em 1999, ingressou no Curso de Música da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto, na classe do Dr. Serghei Covalenco. No ano de 2004, termina a licenciatura com profissionalização a piano. Durante o seu percurso musical, participou em Masterclasses com Helena Sá e Costa, Pedro Burmester, Sequeira Costa, Carlos Cebro, Filipe Pinto Ribeiro e Jaroslaw Drzewiecki. No seu último ano do curso de pedagogia musical, estagiou sob a orientação pedagógica da Prof. Elisabete Costa no Conservatório Regional de Gaia. Actualmente, é professora no Conservatório de Música da Maia, Escola Diocesana e Ministérios Litúrgicos, Colégio Centro Bem-Estar e Escola de Música Guilhermina Suggia.

WILSON CORREIA

PROFESSOR PIANO JAZZ

Wilson Correia, pianista e compositor. Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório - Escola das Artes Eng.º Luíz Peter Clode (CEPAM), onde estudou piano clássico e fez o curso de jazz do Hot Clube, ingressou em 2010 na Escola Superior de Música e Artes e Espetáculo (ESMAE), no Porto, aí tendo completado a sua licenciatura em piano jazz.

Atualmente faz parte de vários projectos, como Bruno Tagliasachi Trio, Gio Yañez & Zero Point Energy, Gio Yañez Quinteto, gravando 2 discos com estas respectivas formações, Open Trio, Ana Espada Quinteto, com quem gravou também um disco, Trio 4 por 3, para além de liderar a sua própria formação onde toca as suas composições originais.

Teve aulas de piano com Jorge Borges, Andras Hennel, Filipe Melo, Albert Sanz, Pedro Guedes, Abe Rábade, Mário Laginha, Leo Genovese, participando também em variadas masterclasses com outros nomes do panorama nacional e internacional do jazz.

DANIEL CUNHA

PROFESSOR PIANO

Doutorado em Artes Musicais na especialidade de piano pela Universidade do Kansas (E.U.A.), onde se aperfeiçoou com o consagrado pianista e pedagogo Sequeira Costa, Daniel Cunha é um dos mais destacados pianistas portugueses da sua geração, actuando regularmente em salas e festivais do maior prestígio, tanto em Portugal como noutros países da Europa e nos Estados Unidos. 

A sua formação pianística começou com Norma Silvestre, prosseguindo-a com Luís Filipe Sá, tendo, sob a sua orientação, concluído a Licenciatura em piano na Escola Superior das Artes e do Espectáculo do Porto com as mais altas classificações. Foi premiado na XVI edição do Concurso Internacional de Piano Viana da Mota e é detentor, entre outros, do primeiro prémio do concurso Helena Sá e Costa.

Tem actuado com várias orquestras, como a Orquestra Sinfonieta da ESMAE e a Orquestra Sinfónica Portuguesa, dirigidas por maestros como Robertas Sĕrvenikas e Pedro Neves.

A sua dedicação, nos últimos anos, ao compositor portuense Alfredo Napoleão (1852-1917), que incluiu vários concertos de homenagem no centenário da sua morte no ano de 2017, culminou recentemente na gravação do presente disco que contou com o apoio da GDA (Fundação Gestão dos Direitos dos Artistas).

É convidado regularmente para dar masterclasses tanto em Portugal como nos Estados Unidos. É docente da Escola de Música Guilhermina Suggia e é Professor Adjunto na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.

CRISTINA HENRIQUES

PROFESSORA PIANO

Cristina Henriques conclui o Curso Superior de Pintura na Escola Superior Artística do Porto em 1994. No ano seguinte finaliza o Curso Complementar de Piano no Conservatório de Música do Porto, onde é premiada no 1º Concurso de Piano desta instituição. Em 2000 estuda durante um semestre na Staatliche Hochschule Für Musik (Karlsruhe, Alemanha) e termina a Licenciatura em Composição na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto. Em 2008, conclui o Mestrado em Música / Composição na Universidade de Aveiro com a dissertação: MÚSICA E PINTURA: Interinfluências na primeira metade do século XX e, em 2010, também na mesma Universidade, o Mestrado com profissionalização em Ensino da Música / Formação Musical com a dissertação: A Criatividade na Aprendizagem da Formação Musical . Lecciona, nesta instituição, desde 2005, as disciplinas de Piano e Formação Musical.