Artigo 1 - INSTRUMENTOS
O  concurso  está  aberto  aos  seguintes  instrumentos:  Piano, Guitarra Clássica, Violino, Violoncelo, Viola d'Arco, Contrabaixo, Flauta Transversal, Saxofone, Oboé.

Artigo 2 - LOCAL E DATA DAS PROVAS
De 10 a 13 de Abril de 2019 nas instalações da Sala de Ensaio do Coro da Sé (Terreiro da Sé - 4050-573 PORTO)

Artigo 3 - INSCRIÇÕES
Serão admitidos a concurso indivíduos de qualquer nacionalidade cujas idades (até 31 de dezembro de 2018) cumpram os limites definidos para cada nível de participação e cujo programa a apresentar esteja de acordo com o presente regulamento. A inscrição no concurso implica a aceitação integral das regras definidas neste Regulamento e deverá ser feita através do preenchimento do formulário disponibilizado no site www.emgs.pt. A inscrição deverá ser feita até 8 de março de 2019.
A inscrição só será considerada válida depois da correta submissão de todos os documentos exigidos, assim como envio de comprovativo de pagamento no caso de pagamento por transferência bancária. Será enviado a cada candidato um e-mail a validar e confirmar inscrição.


Taxas de inscrição por escalão*:

  A B C/D E
sem pianista €20 €30 €40 €45
com pianista €35 €45 €60 €65

* Os alunos da EMGS e AMAC usufruem de 50% de desconto sobre o valor total de inscrição
 
Artigo 4 - ESCALÕES
A - dos 6 até aos 9 anos*
B - até aos 12 anos*
C - até aos 15 anos*
D - até aos 17 anos*
E - até aos 20 anos*

*Idade do candidato a 31 de dezembro de 2018

Artigo 5 - MEIOS DE PAGAMENTO
Por transferência bancária: IBAN : PT50 0007 0413 00097680009 19
BIC SWIFT : BESCPTPL
Em dinheiro: Secretaria da EMGS

Artigo 6 - JÚRI
O júri será composto por personalidades de reconhecido mérito artístico e pedagógico  do  panorama nacional e internacional, divididos  pelas áreas de especialização:

  • Júri CORDAS: Fernando C. Lapa, Alice Neves, Ana Sofia Mota, Bruno Carneiro, Paulo Melo
  • Júri PIANO: Fernando C. Lapa, Christina Margotto, Cristina Barbosa, Sofia Lourenço
  • Júri SOPROS: Fernando C. Lapa, Ana Filipa Assunção, Cristina Silva, Fernando Ramos, Hugo Ribeiro, Marcelo Marques, Sílvia Cancela 

Ao júri do Prémio Ilda Moura reserva-se o direito de não atribuir prémios e de atribuir prémios ex aequo e/ou menções honrosas. Em caso de ex aequo, o prémio será partilhado pelos dois participantes. As decisões do júri são soberanas e irrecorríveis. Se um elemento do júri for docente ou familiar de um dos candidatos, não poderá avaliar a sua prova.

Artigo 7 - PROVAS E REPERTÓRIO A APRESENTAR
Dia 11: CORDAS | Dia 12: SOPROS | Dia 13: PIANO
O concurso terá uma prova única para cada escalão e categoria. As provas e o concerto serão abertos ao público.
Cada  candidato  deverá  fazer-se  acompanhar  de  um  documento  de identificação. A participação dos concorrentes será feita por ordem alfabética, no entanto a organização reserva-se o direito de a alterar. A organização informará os candidatos  (através do  endereço de e-mail indicado na ficha de inscrição) com uma semana de antecedência.
Os candidatos poderão também consultar a lista de candidatos e respetivas provas que será colocada no site www.emgs.pt
Os concorrentes deverão apresentar-se no local das provas 30 minutos antes do início das mesmas sob pena de serem desqualificados.
Os participantes deverão providenciar à organização do concurso as partituras que irão interpretar.
Os participantes  são livres de escolher a ordem das peças que irão apresentar.
Quaisquer alterações ao programa a apresentar deverão ser feitas até à data limite da inscrição.

PIANO
Escalão A e B:
2 obras contrastantes
Escalão C:
1 estudo;
1 Invenção ou Sinfonia de J.S. Bach;
1 andamento de sonata ou 1 peça
Escalão D:
1 estudo;
1 Prelúdio e Fuga do Cravo Bem Temperado de J.S. Bach;
1 andamento de Sonata ou Concerto;
1 peça a escolher entre:
•  Prelúdio nº 1 - Luís de Freitas Branco
•  Lenda do caboclo - H. Villa-Lobos
Escalão E:
1 estudo (Moskowsky, Chopin, Liszt, Scriabin);
1 Prelúdio e Fuga de J.S. Bach ou uma obra original de J.S. Bach
(Suites, Partitas, Fantasias e Fugas, Tocatas, Concerto Italiano);
1 andamento de Sonata ou Concerto.
 
GUITARRA
Escalão A e B:
2 obras contrastantes
Escalão C:
1 obra do período clássico ou romântico;
2 obras de escolha livre
Escalão D:
1 obra do período clássico ou romântico;
1 Estudo ou Preludio de H. Villa-Lobos;
1 obra de escolha livre
Escalão E:
1 obra do período barroco;
1 obra do período clássico ou romântico;
1 obra de escolha livre;
1 obra a escolher entre:
•  Homenaje pour le tombeau de Debussy - M. de Falla
•  Rafaga - J. Turina
•  Valsa op.8 nº3 ou nº4 - A. Barrios

VIOLINO, VIOLA D'ARCO, VIOLONCELO E CONTRABAIXO
Escalão A e B:
2 obras contrastantes
Escalão C:
1 Estudo de entre os métodos Mazas op. 36, Kayser op. 20, Kreutzer, Lee, Dotzauer, Popper op. 76, Storch, Rabath ou outro de dificuldade igual ou superior;
1 peça com piano;
1 andamento de Sonata ou Concerto
Escalão D:
1 Estudo ou Capricho de entre os métodos  Mazas op. 36, Kreutzer, Dont, Lee, Dotzauer (2º caderno), Popper op. 76, Storch, Simandl ou outro de dificuldade igual ou superior;
1 peça com piano;
1 andamento de Sonata ou Concerto do período clássico ou romântico
Escalão E:
1 andamento de uma Sonata/Partita/Suite solo de J. S. Bach ou 1 obra a solo de compositor português (apenas no caso de Contrabaixo);
1 Estudo ou Capricho de entre os métodos Mazas (Estudos Brillantes), Kreutzer, Fiorillo, Wieniawski, Paganini, Rode, Dont, Campagnoli, Lee (2º caderno 23/40), Popper op. 76 ou 73, Piatti, Storch,   Simandl,  Mengoli  ou  outro   de  dificuldade   igual  ou superior;
1 peça com piano ou 1 andamento de Sonata;
1 andamento de Concerto com cadência (caso esteja escrita)

FLAUTA TRANSVERSAL
Escalão A, B e C:
2 obras contrastantes
Escalão D:
1 obra obrigatória (com piano): Sonate (I. Allegro malinconico) - F. Poulenc;
1  obra  a  solo  de  escolha  livre  com  a  duração  máxima  de  8 minutos;
1 obra com piano a escolher entre:
•  Concerto em Sol M (1º and. sem cadência) - W.A. Mozart
•  Concerto nº7 (1º and. sem cadência) - F. Devienne
Escalão E:
1 obra obrigatória (com piano): Suite (III Romance-Andantino e IV Final-Vivace) - C.M. Widor;
1  obra  a  solo  de  escolha  livre  com  a  duração  máxima  de  9 minutos;
1 obra com piano a escolher entre:
•  Fantaisie Pastorale Hongroise - F. Doppler
•  Sonatine - P. Sancan
 
OBOÉ
Escalão A, B e C:
2 obras contrastantes
Escalão D:
1 obra obrigatória (com piano): Sonata (2º e 3º andamento) - C. Saint- Saens;
1 estudo ou peça a solo de escolha livre;
1 obra com piano a escolher entre:
•    Sarabande e Allegro - G. Grovlez
•    Romance e Humuresque - C. Nielsen
Escalão E:
1 obra obrigatória (com piano): Romanza 1 e 3 - R. Schumann;
1 peça a solo de escolha livre;
1 obra com piano a escolher entre:
•    Concerto nº1 (1º and. com cadência) - L. Lebrun
•    Concerto em Fá M (1º and. com cadência) - F. Krommer

SAXOFONE
Escalão A, B e C:
2 obras contrastantes
Escalão D:
1 obra obrigatória (com piano): Fantasie Impromptu - A. Jolivet;
1 obra a solo de escolha livre com a duração máxima de 7 minutos;
1 obra com piano a escolher entre:
•    Brilliance (3º e 4º andamento) - Ida Gotkovsky
•    Sonata - Robert Muczinsky
Escalão E:
1 obra obrigatória (com piano): Six Pièces Musicales d'Étude (1º and.) - R. Gallois-Montrbun;
1 obra a solo de escolha livre com a duração máxima de 9 minutos;
1 obra com piano a escolher entre:
•    Prelude, Cadence et Finale - A. Desenclos
•    Divertimento - R. Boutry
 
Artigo 8 - PIANISTA ACOMPANHADOR
O candidato deverá indicar, obrigatoriamente e no momento de inscrição, a intenção de requisição do serviço de pianista acompanhador, disponibilizado pela organização e mediante pagamento. Os ensaios com o pianista acompanhador serão realizados no dia 10 de abril de 2019 nas salas de ensaio do Coro da Sé (Terreiro da Sé - 4050-573 PORTO) em horário a definir. Os concorrentes dos Escalões A, B e C podem fazer-se acompanhar apenas  por  uma  pessoa  durante  o  tempo  de  ensaio  com  o pianista. Os concorrentes dos Escalões D e E não podem entrar na sala de ensaio acompanhados de outras pessoas, devendo o ensaio decorrer apenas entre o concorrente e o pianista acompanhador.

Artigo 9 - PRÉMIOS
Escalão A, B

1º, 2º e 3º prémios
Diploma e brindes

Escalão C, D
1º prémio - 125€ e diploma
2º prémio - 100€ e diploma
3º prémio - 75€ e diploma

Escalão E
1º prémio - 200€ e diploma
2º prémio - 175€ e diploma
3º prémio - 150€ e diploma

O júri do concurso atribuirá ainda um prémio especial ao melhor candidato aluno da Escola de Música Guilhermina Suggia.
 
Artigo 10 - RESULTADOS, ENTREGA DE PRÉMIOS E CONCERTO DE LAUREADOS
Os resultados das provas serão anunciados presencialmente após as provas da respetiva categoria e escalão. Serão também publicados no site www.emgs.pt
Cada prémio (diploma e recompensa  financeira) só será atribuído na presença do laureado. Em caso de ausência, o candidato poderá ser desqualificado.
Os premiados terão que participar no Concerto de Laureados, que terá lugar na "Casa das Artes" (R. Ruben A, 210, Porto) a 13 de abril, em horário a anunciar. A ausência injustificada no concerto é razão para a não atribuição do prémio. Caberá à comissão organizadora avaliar a justificação e decidir acerca da sua validade.
Todos  os  participantes  receberão um  diploma  de  participação,  mas, para isso,    deverão estar presentes quando forem anunciados os resultados da competição.  Caso isso não seja possível, o concorrente deverá informar a organização. O diploma poderá ser levantado na Secretaria da Escola de Música Guilhermina Suggia até ao dia 14 de junho. Após essa data, o concorrente perderá o  direito ao diploma.

Artigo 11 - DIREITOS DE IMAGEM
A  organização,  e  apenas  ela, tem  o  direito  gracioso  e  ilimitado  de registar e filmar as provas da competição  e o concerto  de laureados, para promover e divulgar o concurso, sendo que com a inscrição, o/a candidato declara ceder à organização os seus direitos de imagem de forma gratuita e por prazo indeterminado.
O público  está impedido  de fazer qualquer registo áudio e/ou vídeo,
podendo recolher apenas fotografias, desde que sem flash e sem sinal sonoro.

Artigo 12 - DÚVIDAS E OMISSÕES
A organização não se responsabiliza por perdas ou danos de objetos pessoais ou instrumentos, dentro ou fora dos locais onde decorre o concurso. Todas as dúvidas ou questões omissas serão submetidas à apreciação da comissão organizadora.